Evite golpes

Informe-se aqui sobre as principais tentativas de golpe aplicadas a consumidores e saiba como evitá-los para escapar de problemas. 

Site de Páginas Falso

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Sites Falsos idênticos aos oficiais

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Anúncios Patrocinados

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Páginas falsas no resultado de busca

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Boletos Falsos

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Boletos falsos enviados por e-mail

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Canal Atendimento Falso

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Whatsapp se passando pela Energisa.

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    Fraudadores pagam para que suas páginas falsas apareçam nos primeiros resultados de buscas realizadas em buscadores como Google, Bing, entre outros. 
    Como funciona o golpe: os anúncios de páginas fraudulentas aparecem antes das páginas oficiais da Energisa na sua busca. Ao clicar nessas páginas falsas, os sites podem aplicar golpes e recolher dados dos usuários, como nos exemplos a seguir:

    Como fugir do golpe: acesse a página da Energisa apenas pelo endereço oficial: https://servicos.energisa.com.br ou baixe o aplicativo da Energisa em lojas oficiais Apple e Google.

    Golpistas copiam a aparência das páginas oficiais de distribuidoras de energia para enganar as vítimas. 
    Como funciona o golpe: ao acessar o site falso, o cliente realiza as mesmas ações de um site oficial. No entanto, os campos de pagamento são substituídos para que qualquer programação de depósito seja redirecionada para a conta do fraudador, deixando o cliente em débito com a empresa. 
    Como fugir do golpe: preste atenção aos detalhes. A URL da página falsa será diferente da oficial, como no exemplo abaixo: 

    E lembre-se: o endereço do site oficial da Energisa é https://servicos.energisa.com.br. Você também pode realizar o pagamento de sua conta pelo aplicativo da Energisa ou já deixar o pagamento programado em débito automático no seu banco.

    Fraudadores criam páginas falsas usando o nome e a identidade visual Energisa. O site falso usa a oferta mentirosa de serviços como segunda via de conta e renegociação de dívida para redirecionar os usuários para um canal de atendimento falso no WhatsApp. 
    Como funciona o golpe: ao clicar em qualquer um dos botões disponíveis na página falsa, a vítima é redirecionada para mandar mensagens para uma conta fake no WhatsApp, que finge ser um canal de atendimento, conforme exemplos abaixo:

    Como fugir do golpe: lembre-se que nenhum site oficial da Energisa faz redirecionamento para atendimento via WhatsApp. Todos os serviços disponíveis são realizados dentro do site oficial. É falsa qualquer página, mesmo que pareça ser da Energisa, que redirecione para o WhatsApp. 

    Golpistas criam um e-mail falso, com remetente parecido com o da empresa, ou até mesmo com nomes aleatórios sem fazer menção à marca, e encaminham uma conta ou boleto falso em anexo, que possui características quase idênticas às de uma conta oficial da empresa. 
    Como funciona o golpe: o fraudador altera poucos dados referentes ao vencimento e pagamento da conta falsa e envia o boleto para uma grande quantidade de pessoas (clientes ou não da empresa), no intuito de alguém pagar por falta de atenção. Geralmente, os fraudadores têm acesso a endereços de e-mails que foram vazados ou de pessoas que acessaram vírus ou links maliciosos em abordagens de phishing. 
    Veja um exemplo de e-mail Phishing com boleto falso: 

    Como fugir do golpe: os e-mails enviados pela Energisa têm o endereço oficial e terminam sempre em @energisa.com.br. 
    Suspeita de algum boleto? Tenha atenção aos detalhes da sua conta, como o nome do titular da conta e os dados detalhados sobre quem será o beneficiário do depósito. Em caso de dúvidas, antes de realizar qualquer pagamento, acesse os canais oficiais de atendimento da Energisa, pelo site ou pelo app Energisa On, para confirmar se a conta que você recebeu é verdadeira. 

    Criminosos têm acesso ao endereço de e-mail e senha vazados, especialmente no caso de contas que não possuem duplo fator de autenticação, e passam a acessar a caixa de entrada do correio eletrônico e interceptar mensagens de e-mail reais enviadas por empresas e alterar dados de boletos, para mudar o destino de pagamentos eventualmente realizados. 
    como funciona o golpe: de posse apenas do endereço de e-mail e senha, o fraudador consegue se conectar à caixa de entrada do e-mail das vítimas e monitora o recebimento de e-mails que façam referência a contas, faturas ou boletos para adulterar as informações diretamente na caixa de entrada da vítima. 
    Nesse caso, todas as informações do e-mail, como o remetente de envio, assunto e corpo da mensagem continuam sendo os mesmos enviados originalmente pela empresa. 
    O fraudador vai alterar apenas alguns campos presentes no boleto como QR Code, Pix e/ou código de barras para redirecionar o pagamento para contas em sua posse.

    Como fugir do golpe: a única forma de identificar esse tipo de fraude é ter atenção no momento de realizar o pagamento do documento, conferindo as informações acerca do CNPJ e o nome do beneficiário do pagamento, para garantir que o dinheiro vai mesmo para a empresa emissora da conta que você deseja pagar. 
    Em caso de dúvidas, antes de realizar qualquer pagamento, acesse os canais oficiais de atendimento da Energisa, pelo site ou pelo app Energisa On, para confirmar se a conta que você recebeu é verdadeira.

    Um exemplo de boleto adulterado é quando os dados do banco no boleto e os dados do código digitável, não são os mesmos. Veja abaixo:  

    • Antes de fornecer informações pessoais ou fazer pagamentos on-line, sempre verifique se você está no site oficial da empresa que você precisa acessar olhando a URL do site na barra de endereços. Na dúvida, acesse por outros portais oficiais da empresa, como aplicativos (desde que instalados de lojas oficiais), ou entre em contato com a empresa por meio dos canais de comunicação oficiais.
    • Dê preferência a digitar o link oficial da página diretamente na barra de endereço do seu navegador. Isso reduz o risco de clicar em links maliciosos ou falsos apresentados em resultados de busca, aumentando a segurança contra sites fraudulentos.
    • Redobre a atenção ao se deparar com anúncios patrocinados, não só os que parecem nos resultados das buscas do Google, Bing ou outros buscadores, mas também anúncios existentes em redes sociais, links recebidos por e-mail, SMS ou outros canais de comunicação
    • Antes de pagar uma conta, confira sempre se os dados informados no boleto estão corretos, como nome do titular da conta e endereço da fatura. Antes de confirmar o pagamento, confira os dados da empresa que vai receber o depósito, como nome e CNPJ.

    Denuncie Identificou uma página falsa da Energisa? Colete evidências da página falsa, como prints, o link da URL acessada, e demais informações de como você a acessou e denuncie para nosso time de atendimento. A Energisa vai seguir com as ações necessárias para tirar a página falsa do ar evitando que outras pessoas sejam vítimas da abordagem identificada. 

    Foi vítima de um golpe?

    Veja informações úteis abaixo:

      Caiu no golpe? E agora? 

      Passo 1 - Colete todas as evidências dos passos realizados para realizar algum pagamento, separe o comprovante, tire prints dos locais acessados e anote todas as informações relevantes (link do site acessado e como chegou a ele, por exemplo). Assim, você terá todos os insumos para os próximos passos. 

      Passo 2 - Procure a delegacia de polícia mais próxima ou registre um Boletim de Ocorrência Eletrônico, se seu estado aderiu ao serviço do Governo Federal. 

      Passo 3 - Em paralelo, entre em contato com o time de atendimento da Energisa e reporte o ocorrido. Vá a uma agência de atendimento mais próxima ou informe por meio dos canais de atendimento online ( veja quais são eles clicando aqui). 

      Passo 4 - Pagou o golpista no PIX? Clique aqui e veja como tentar reaver o valor pago através do Mecanismo de Devolução Especial (MED) criado pelo Banco Central  

      Muita gente ainda não sabe da existência do "MED" - O Mecanismo Especial de Devolução exclusivo do PIX, criado pelo Banco Central do Brasil para facilitar as devoluções em caso de fraudes, aumentando as possibilidades de uma vitima reaver o valor. 

      A ideia é fazer a solicitação o mais rápido possível. Para isso, você deve registrar um boletim de ocorrência e realizar o pedido de devolução na sua instituição pagadora (de onde o PIX foi enviado) o quanto antes, com prazo máximo de até 80 dias da data em que você fez o PIX, quando você for vítima de fraude, golpe ou crime. 

      O MED também pode ser utilizado quando existir falha operacional no ambiente PIX da sua instituição bancária, por exemplo, se ela efetuar uma transação em duplicidade. Nesse caso, a instituição avalia se houve a falha e, em caso positivo, em até 24 horas o dinheiro é devolvido.

      Alguns bancos já permitem fazer essa reclamação no aplicativo, outros, apenas por telefone em suas centrais de atendimento. 

      "Então, se eu cair em um golpe, posso receber todo o meu dinheiro de volta?" 

      A notificação e a solicitação de devolução não garantem a recuperação do valor enviado, mesmo quando a instituição recebedora concordar com o pedido. Isso porque para o valor do Pix ser devolvido integralmente ou até parcialmente, depende de ter saldo disponível na conta de destino a ser debitada (A que foi usada pelo suposto golpista). A devolução pode ocorrer em uma ou mais parcelas, até atingir o valor total da transação. Se a conta recebedora tiver sido encerrada, o pedido pode ser rejeitado e você não consegue reaver o dinheiro.

      Então, atenção! Antes de fazer qualquer transferência ou pagamento, verifica o destinatário/beneficiário para evitar prejuízos, e se você cair num golpe mesmo assim, lembre de fazer o procedimento do MED o quanto antes! 

      Canais de Atendimento

      Confira os nossos principais canais de atendimento