Para sua Segurança

A energia elétrica é invisível, não tem cor e não tem cheiro. Por isso, um pequeno descuido pode gerar curtos, causar interrupção de energia em toda uma região e até mesmo provocar acidentes fatais.
Temos a segurança como um dos nossos principais valores.
Ficando atento aos cuidados abaixo, você se protege e garante o uso seguro da energia sem colocar ninguém em risco.
SEGURANÇA COM ÁRVORES NA REDE E PODA
Nunca realize poda de árvores ou escale uma árvore que esteja próxima à rede elétrica. Os galhos podem conduzir energia elétrica e causar graves acidentes.
SEGURANÇA COM CABOS E FIOS PARTIDOS
Os cabos da rede elétrica podem se partir por diversas causas: vandalismo, pipas na rede, colisões de veículos em postes, excesso de carga por ligações irregulares, árvores na rede, dentre outras.
Por isso, é importante seguir as seguintes orientações:
- Nunca toque ou se aproxime de um cabo partido;
- Não tente socorrer ninguém que estiver preso a um cabo partido. Você poderá será eletrocutado também;
- Nas colisões de veículos com os postes da rede elétrica, os cabos elétricos poderão cair sobre o solo, cercas, sobre residências ou sobre veículos. Se você estiver envolvido na colisão, não saia de dentro do carro.
Em qualquer um dos casos, ligue imediatamente para a nossa central de atendimento: 08000 79 0196.
SEGURANÇA COM PIPAS
Soltar pipa de forma segura só se for longe da rede elétrica. As pipas podem se enroscar nos fios, provocando curto e interrupção de energia e até mesmo um choque fatal. Por isso, nunca tente retirar pipas presas na rede elétrica.
O uso de linhas com cerol e fios metálicos, por conduzirem energia elétrica, aumentam ainda mais o risco de acidentes com você e com quem está por perto.
SEGURANÇA EM OBRAS E CONSTRUÇÕES
Os profissionais envolvidos com a construção civil não podem construir ou reformar perto da rede elétrica.
Procure a Energisa para orientá-lo sobre riscos na rede elétrica e a distância correta a ser respeitada.
- No canteiro de obras é um risco fazer improvisos e gambiarras: coloque fita isolante nas emendas entre fios para evitar curto-circuito, não amarre fios em partes metálicas e não deixe fios elétricos no chão sem a devida proteção;
- As construções devem respeitar a distância mínima de segurança: 2m na horizontal e 3m na vertical;
- No momento da construção, os andaimes devem considerar as mesmas distâncias de segurança: 2m na horizontal e 3m na vertical;
- Tenha cuidado ao manusear objetos metálicos (vergalhões, escadas, réguas, andaimes e outros). Evite tocá-los ou aproximá-los da rede elétrica;
- Tenha cuidado ao operar caminhões com caçamba, guindastes, betoneiras e escavadeiras próximas à rede elétrica;
- Nunca utilize aparelhos elétricos com mãos e pés molhados. A água conduz eletricidade e você pode sofrer um choque elétrico;
- Também é importante que você não abra equipamentos eletrônicos. Toda instalação elétrica deve ser feita por eletricista profissional e ele deve sempre desligar a chave geral do medidor.
SEGURANÇA COM POSTES
Nunca escale os postes da rede elétrica. Somente os colaboradores da Energisa podem fazer serviços na rede elétrica. Eles possuem capacitação e equipamentos apropriados para o controle do risco de acidentes.
Em caso de acidentes automotivos com postes, os fios e cabos podem se partir e cair sobre o veículo ou no chão.
Se os cabos caírem sobre o carro ou próximo ao local, há risco de choque elétrico tanto para quem se acidentou, como para quem está na proximidade. Se sofrer ou presenciar um acidente assim, não saia do carro ou se aproxime dos cabos. Chame o Corpo de Bombeiros e entre em contato com a gente.
SEGURANÇA RURAL E MÁQUINAS AGRÍCOLAS
O manuseio de tratores, máquinas agrícolas e outros equipamentos, nas proximidades da rede elétrica, pode resultar em incidentes graves, como a interrupção do fornecimento de energia para milhares de clientes ou acidentes fatais.
Devido às grandes dimensões desses equipamentos, seus operadores precisam redobrar os cuidados para mantê-los a uma distância segura da rede elétrica.
- Na movimentação de máquinas e tratores, cuidado com os cabos de aço que prendem os postes e torres no chão. Desvie deles. Esses cabos seguram os postes e não devem ser cortados e nem mudados de lugar;
- No carregamento de caminhões, preste atenção se existe rede elétrica próxima. Mantenha a distância mínima de seis metros de qualquer tipo de estrutura elétrica;
- Antes de utilizar máquinas agrícolas, faça um reconhecimento do local, planeje a atividade, observe com atenção se a altura e largura da máquina manterão uma distância segura da rede;
- Nunca permita que o jato de água dos irrigadores atinja a rede elétrica;
- Não estacione máquinas agrícolas embaixo das redes;
- Caso o veículo venha a encostar na rede elétrica, o motorista jamais deve tentar sair do maquinárioNesse caso, chame imediatamente a Energisa, que desligará o fornecimento antes de resgatar o condutor;
- Não faça queimadas perto das redes de energia. Além de colocar em risco a vida da população, essa prática pode danificar as estruturas do sistema elétrico, causando a queda de postes e torres, provocando curtos-circuitos, rompimento de cabos e quedas de energia;
- Mantenha a vegetação podada para facilitar a visualização da rede elétrica;
- Jamais opere a abertura da caçamba de caminhão basculante se o veículo estiver debaixo da rede elétrica.
GATOS E FURTOS DE ENERGIA
Os furtos de energia elétrica e as ligações clandestinas implicam em riscos aos usuários, moradores e vizinhos próximos às ligações irregulares. Os principais riscos são:
- Choque elétrico;
- Curto-circuito;
- Incêndios;
- Interrupção de energia;
- Aumento de carga com possibilidade de rompimento de cabos.
INSTALAÇÃO DE ANTENAS
Chame um técnico especializado para instalar ou consertar sua antena e escolha um local distante da rede elétrica, pois a simples aproximação das partes metálicas das antenas com os fios pode provocar um choque elétrico.
Se a antena encostar nos fios da rede elétrica, jamais tente segurá-la ou retirá-la. Nesse caso, comunique imediatamente à Energisa.
QUEIMADAS
Não realize queimadas sob as redes elétricas. Elas provocam danos nas estruturas da rede e curto circuito que podem acarretar quebra de cabos.
Não acumule lixo debaixo ou próximo às redes elétricas, pois eles podem se incendiar e provocar danos na rede elétrica.