Programa
Energisa Cultural
O Grupo Energisa informa que está aberta a inscrição de projetos culturais incentivados para a captação no ano de 2025. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente através da Plataforma Energisa Cultural.
Para este ciclo serão aceitos projetos aprovados nas leis estaduais de: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espirito Santo, São Paulo e Paraíba.
Ao apoiar diferentes formas de expressão cultural, O Grupo Energisa promove a diversidade e a representatividade em sua área de atuação; contribui para a preservação e a reverberação das tradições culturais e incentiva a experimentação e o desenvolvimento de novas ideias e abordagens da cultura brasileira.
O Programa Energisa Cultural impactou significativamente esses territórios ao patrocinar uma variedade de iniciativas culturais em todos os estados da área de atuação do Grupo. As iniciativas contribuíram para a promoção da cultura e o desenvolvimento regional, criando ativos importantes para a economia criativa.
Confira os nossos destaques e as ações da Fundação Orme Junqueira Botelho e do Instituto Energisa.
Ao apoiar diferentes formas de expressão cultural, O Grupo Energisa promove a diversidade e a representatividade em sua área de atuação; contribui para a preservação e a reverberação das tradições culturais e incentiva a experimentação e o desenvolvimento de novas ideias e abordagens da cultura brasileira.
Em 2023, o Programa Energisa Cultural impactou de forma significativa estes territórios ao patrocinar uma variedade de iniciativas culturais em todos os Estados da área de atuação do Grupo. Foram 42 iniciativas que contribuíram para a promoção da cultura e o desenvolvimento regional, criando ativos importantes para a economia criativa. Os números de público confirmam essa ação com cerca de 283 mil pessoas beneficiadas.
Confira os nossos destaques e as ações da Fundação Ormeu Junqueira Botelho e do Instituto Energisa.
Projetos culturais patrocinados
Os projetos culturais patrocinados pela Energisa iluminam talentos e transformam comunidades, levando arte, cultura e conhecimento para todos.

LAB Ocupação Artes Visuais (João Pessoa, Paraíba)
O projeto promove exposições coletivas na galeria da Usina Cultural Energisa em João Pessoa, com artistas paraibanos selecionados via edital ou portfólio.
Busca estimular a produção local, fomentar reflexões sobre arte contemporânea e apoiar novos talentos. Inclui mediação cultural, seminários, debates e palestras abertas ao público, com toda a programação registrada em materiais gráficos e publicações online.

Projeto Resistência Artística (Nova Friburgo, Rio de Janeiro)
O projeto Resistência Artística é uma mostra de artes visuais imersiva que ocupa a Usina Cultural Energisa em Nova Friburgo, com três exposições temáticas com duração de aproximadamente três meses cada.
A primeira foi voltada para arte e meio ambiente, com a exposição Nativa. Valoriza a diversidade e dá voz a minorias, promovendo oficinas, palestras e experiências interativas que integram arte, tecnologia e reflexão social.

Projeto Usina Viva (Nova Friburgo, Rio de Janeiro)
Usina Viva é um projeto cultural multilinguagem que ocupa a Usina Cultural Energisa, em Nova Friburgo, com uma programação voltada à valorização de memórias e histórias e, nessa edição, tem como tema central a construção e apagamento da memória no âmbito artístico e cultural.
Realiza shows, cursos, oficinas, debates e ações inclusivas com foco em grupos socialmente vulnerabilizados.

PopCine Ano VII (Além Paraíba, Minas Gerais)
PopCine é um projeto de continuidade, de manutenção de sessões de cinema gratuitas em Além Paraíba, com filmes comerciais e de arte como alternativa ao cinema convencional, proporcionando o acesso universal através da distribuição gratuita e integral dos ingressos.
Visa formar público e fomentar a cultura cinematográfica em cidades da Zona da Mata Mineira. Além das sessões, irá ocorrer mensalmente, uma sessão de cinema comentada, no formato de cineclube.

Projeto Cataguartes (Cataguases, Minas Gerais)
Programa cultural que abrange os projetos “Atividades Amar”, “Arte Cataguases” e “Programação Cinema e Música”, com vasta programação em múltiplas linguagens artísticas, como Teatro, Cinema, Música, Artes Plásticas, além de oficinas de capacitação em desenho, dança, artesanato e teatro.
Projeto acontece nos equipamentos culturais do Instituto Energisa, como CCHM, Anfiteatro Ivan Muller Botelho e Sala Mônica Botelho.

Orquestra Jovem de Sergipe (Sergipe)
Orquestra Jovem de Sergipe é um plano anual de manutenção de uma orquestra-escola que oferece ensino gratuito de música clássica para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade.
O projeto promove inclusão social, desenvolvimento pessoal e oportunidades de profissionalização e, além das apresentações da orquestra, são organizados pequenos grupos musicais, ampliando o acesso cultural e proporcionando novas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para os alunos.

Mais projetos
O Brasil é um país que abriga em sua vasta extensão territorial múltiplos biomas e influências de povos originários e de outros que aqui se estabeleceram ao longo da história, dando origem a uma diversidade cultural muito rica.
Nossas empresas estão presentes em vários desses Brasis profundos com o compromisso de levar mais do que energia e empregos: de impulsionar a economia criativa, fortalecendo e valorizando as culturas regionais.

Inscrição
Para enviar o projeto basta clicar no o botão abaixo, preencher o Formulário de Inscrição, enviar a documentação solicitada e aguardar o nosso contato.
Inscrição
O Grupo Energisa informa que o Programa Energisa Cultural ficará temporariamente fechado para inscrição de projetos e retornará para o recebimento de inscrições em 02 de abril de 2025.
Requisitos
Requisitos
Promover a economia criativa.
Ser executado em nossas áreas de atuação.
Conheça outros projetos
Conheça iniciativas inovadoras da Energisa que estão transformando vidas e impulsionando o desenvolvimento sustentável em diversas comunidades, trazendo mais progresso e qualidade de vida para todos.

Rio Pomba Valley
O Rio Pomba Valley (RPV) programa de mobilidade social e empregabilidade do Instituto Energisa, que tem a missão de transformar a Mata Mineira em um hub de tecnologia, criatividade, empreendedorismo e inovação. Com foco no desenvolvimento tecnológico e audiovisual, o projeto capacita profissionais para a economia 4.0.

Escola de Eletricistas e Escola de TI
O projeto visa promover a geração de oportunidades por meio da qualificação profissional nas áreas de inovação, tecnologia e economia criativa, com foco especial na inclusão de mulheres em carreiras técnicas. Além disso, o programa desenvolve uma metodologia de escuta ativa dos colaboradores para fortalecer uma cultura organizacional mais inclusiva e orientada à diversidade.
Dúvidas Frequentes
Encontre respostas para as perguntas mais comuns sobre nossos serviços e projetos. Na seção de Dúvidas Frequentes, a Energisa esclarece suas dúvidas de forma prática e rápida, ajudando você a entender melhor como podemos transformar a sua experiência.



É um programa cultural patrocinado pelo Grupo Energisa, com verba incentivada pela legislação, aberto a recepcionar propostas dos produtores culturais de projetos já aprovados para captação de recursos por lei federal (Lei Rouanet) ou inscritos nas leis estaduais de cultura (ICMS – ES, MG, PB, RJ e SP). Com este programa, a Energisa promove investimentos constantes na construção de uma agenda consistente de responsabilidade socioambiental. Para tanto, desenvolve e apoia projetos voltados para a promoção social, o desenvolvimento econômico, o resgate da cidadania, o meio ambiente e a ampliação das possibilidades de acesso da comunidade às mais variadas manifestações artísticas.
- Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet
- Lei do Audiovisual
- Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro
- Lei de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais
- PROAC – SP
- Lei de Incentivo à Cultura Capixaba – ES
- Programa de Concessão de Incentivo Fiscal ao Setor Cultural – PB
- PROFICE - PR
O projeto pode ser inscrito na plataforma, pelo link: https://sgpee.com.br/energisa_cultural/
É necessário preencher corretamente todas as informações solicitadas na plataforma e anexar todos os arquivos exigidos.
Pessoa jurídica (incluindo MEI): razão social; nome fantasia; número do CNPJ; endereço completo da instituição com CEP, cidade e Estado; e-mail da instituição, telefone da instituição; nome do dirigente ou representante legal; endereço completo do dirigente ou representante legal; e-mail do dirigente ou representante legal; telefone do dirigente ou representante legal. Pessoa física: nome completo; número da identidade; número do CPF; endereço completo com CEP, cidade e Estado; telefone fixo, se houver; telefone celular e e-mail.