Atletas da Energisa na Corrida de Reis

Sustentabilidade

14/01/25 - 4 minutos de leitura

Corrida de Reis celebra 40 anos em Cuiabá com recorde de participação

Com patrocínio da Energisa, evento tradicional reúne mais de 20 mil atletas, com centenas de colaboradores da Energisa entre os participantes

Atletas da Energisa na Corrida de Reis

Sustentabilidade

14/01/25 - 4 minutos de leitura

Corrida de Reis celebra 40 anos em Cuiabá com recorde de participação

Com patrocínio da Energisa, evento tradicional reúne mais de 20 mil atletas, com centenas de colaboradores da Energisa entre os participantes

Compartilhar

Neste último domingo, 12 de janeiro, Cuiabá foi palco da 40ª edição da tradicional Corrida de Reis, a maior corrida de rua do centro-oeste. O evento bateu recorde de inscrições este ano, ultrapassando a marca de 20 mil participantes, entre corredores amadores, entusiastas do esporte e atletas de elite nacionais e internacionais. A Energisa esteve duplamente representada: além do patrocínio, centenas de colaboradores participaram da corrida. Um deles foi Vinícius Tavares, eletricista de distribuição em Rondonópolis, que viveu a emoção de sua primeira corrida de rua:

Comecei a correr tem pouco tempo, alguns meses só, já focado na preparação para a Corrida de Reis. É a minha primeira corrida de rua, o primeiro evento desse tipo que participo. Os dias anteriores foram de muita ansiedade, mas conseguir completar os 10 km da prova foi muito gratificante”, disse Vinícius.

Vinícius Tavares, eletricista de distribuição da Energisa MT


A Corrida de Reis, criada em 1984, promove a prática esportiva em Mato Grosso e tornou-se um importante evento no calendário esportivo nacional, sendo comparada à São Silvestre paulistana por sua tradição. Ao longo dos anos, cresceu exponencialmente ganhando projeção no Brasil e no mundo. Grandes nomes do atletismo brasileiro – como a atleta olímpica Marily dos Santos e o medalhista panamericano Giovani dos Santos – já passaram pelo percurso, além de corredores africanos que tradicionalmente dominam as primeiras colocações das provas de rua.

A corrida também representa histórias de superação e bem-estar para os colaboradores da Energisa. Erivelton Oliveira, que trabalha no Centro de Operações Integradas (COI) da empresa em Cuiabá, é um entusiasta da corrida de rua, que mudou sua qualidade de vida, saúde e o ambiente no trabalho. Além de correr, Erivelton é voluntário e ajuda na distribuição dos kits para os atletas.

A corrida entrou na minha vida há alguns anos e veio para ficar. Comecei caminhando por orientação médica, agora treino todos os dias. A corrida me traz muitos benefícios físicos e também mentais, como foco e alívio do estresse. Fui puxando outros colegas para o mundo da corrida e hoje temos um grupo no WhatsApp para combinar treinos e compartilhar dicas de exercício e alimentação. O percurso deste ano contou com menos subidas, mas o calor foi um grande desafio. A organização da prova é perfeita nesse sentido, com pontos de hidratação a cada 2 km”, relatou Erivelton.

Erivelton Oliveira, operador do COI da Energisa MT


O novo percurso veio para celebrar os 40 anos da prova. Começando na tradicional Ponte Sergio Motta, a corrida percorreu as ruas da capital até o SESI Papa, na Avenida Oátomo Canavarros, passando por pontos emblemáticos da cidade, como a Avenida Rubens de Mendonça, proporcionando aos corredores e espectadores uma experiência que mistura desafio esportivo e contemplação da paisagem urbana.

A segurança também é um destaque, com apoio de mais de 300 profissionais entre policiais, agentes de trânsito, equipes médicas e voluntários. Esta edição comemorativa foi um marco não apenas para o esporte, mas também para a cidade de Cuiabá, que acolhe com entusiasmo corredores e turistas de todo o mundo.

Vantuir da Silva Ferreira, é mais um operador do COI em Cuiabá e sempre praticou esportes. Ele é mais um entusiasta do atletismo e agora não corre mais sozinho: ele passou a paixão pelo esporte para a filha, que o acompanha em treinos e provas.

Eu sempre pratiquei esportes, jogava futebol, queria ser profissional, mas em um momento a carreira não decolou. Trabalho na Energisa há muitos anos e achei na corrida uma forma continuar me exercitando. Participo da Corrida de Reis desde 2017 e há 3 anos arrastei minha filha para o esporte e ela corre comigo também. É muito gratificante, porque é uma atividade física importante e por essa união da família”, revelou Vantuir.

Vantuir da Silva Ferreira, operador do COI da Energisa MT


Outra história de superação é a do eletricista de linha viva Sidnei Braga, de Juína, que percorreu 800 km para participar da prova pela segunda vez.

Juína é longe de Cuiabá, mas vale o esforço. A corrida entrou na minha vida há 3 anos e fez eu mudar todos os meus hábitos. Cheguei a pesar 110 kg, mas com o esporte e a alimentação, tudo mudou. Hoje, treino todo dia e estou trabalhando para chegar entre os 50 primeiros e fazer parte do pelotão de elite das corridas de rua”, contou Sidnei.

A Corrida de Reis de 2024 celebra o esporte e reforça a importância de eventos que promovem a integração social e cultural, transformando Cuiabá em um verdadeiro palco de superação e celebração. Seja para quem competiu ou apenas assistiu, o evento foi mais uma vez um sucesso do atletismo com a força da Energisa.

 

Compartilhar

Últimas notícias