Urna eletrônica

Energia que transforma

03/10/24 - 2 minutos de leitura

Energisa e o planejamento para garantir energia nas eleições

Manutenção preventiva, ampliação de equipes e monitoramento em tempo real estão entre as estratégias.

Urna eletrônica

Energia que transforma

03/10/24 - 2 minutos de leitura

Energisa e o planejamento para garantir energia nas eleições

Manutenção preventiva, ampliação de equipes e monitoramento em tempo real estão entre as estratégias.

Compartilhar

A Energisa montou plano especial de atuação para garantir a disponibilidade de energia nos locais de votação no primeiro turno das eleições, que ocorre neste domingo, 06 de outubro. O planejamento visa evitar transtornos para os mais de 13 milhões de eleitores aptos a votar nas áreas de atuação da Energisa.

A gerente de operações da Energisa Paraíba, Nathalia Holanda, conta que o plano inclui uma série de medidas essenciais, antes e durante o dia da eleição, até o final da apuração:

Estamos intensificando ainda mais o trabalho das nossas equipes nas semanas que antecedem as eleições, reforçando a segurança com uma inspeção minuciosa, para identificar possíveis ocorrências e assim, garantir que tudo aconteça dentro do programado no final de semana das eleições”, explica Nathalia.

Para que tudo aconteça conforme o esperado, é muito importante a identificação prévia de todas as seções eleitorais. Cada seção é mapeada no sistema da Energisa para que sejam verificados o circuito, a alimentadora e a subestação. Desta forma, há alarmes e sinais diretamente acionados na tela do operador em caso de qualquer problema. Todo este planejamento é feito em uma parceria da Energisa com os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), que informam as seções eleitorais e os pontos estratégicos. A partir destas indicações, a Energisa define o posicionamento ideal das equipes para garantir a qualidade do fornecimento de energia no dia da eleição.

Além do reforço prévio na rede elétrica que atende os locais de votação, há um plano especial estratégico para atender rapidamente qualquer ocorrência. Tudo será monitorado em tempo real nos Centros de Operações Integradas (COI) da Energisa, que estarão em contato direto com os TREs.

Do Centro de Operações, temos uma visão detalhada de todo o sistema elétrico do estado e podemos direcionar os recursos necessários para os atendimentos. Além de toda a logística de planejamento, haverá monitoramento especial para as questões climáticas em tempo real”, concluiu Nathalia.

Centro de Operação Integrada (COI) da Energisa

Compartilhar

Últimas notícias