
24/03/25 - 4 minutos de leitura
Energisa celebra 120 anos com projetos inovadores em sustentabilidade, cultura e turismo
Com a revitalização de patrimônios históricos e a criação da "Rota Caminhos da Zona da Mata", a Energisa reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a valorização da cultura local.

24/03/25 - 4 minutos de leitura
Energisa celebra 120 anos com projetos inovadores em sustentabilidade, cultura e turismo
Com a revitalização de patrimônios históricos e a criação da "Rota Caminhos da Zona da Mata", a Energisa reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a valorização da cultura local.
Em fevereiro de 2025, o Grupo Energisa celebrou seus 120 anos de história com uma série de iniciativas que conectam o passado industrial à inovação sustentável. Fundada na Zona da Mata Mineira, a empresa tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da região e do Brasil, desde sua criação em 1905, como Companhia Força e Luz Cataguazes-Leopoldina, até se tornar uma das maiores empresas do setor elétrico. Para marcar essa data histórica, a Energisa lança novos projetos que refletem seu compromisso com a preservação cultural, sustentabilidade e o fortalecimento do turismo regional.
O Museu Parque Usina Maurício: Conectando História e Inovação
A Usina Maurício, inaugurada em 1908, foi o berço da eletrificação rural no Brasil e marca o início da trajetória do Grupo Energisa. Com a proposta de reescrever sua história sem perder sua essência, o Museu Parque Usina Maurício está sendo revitalizado para se tornar um centro de aprendizado e lazer. Localizada em Leopoldina, a usina será transformada em um espaço multidisciplinar que une ciência, memória e energias renováveis, com um programa curatorial que envolverá escolas e universidades, promovendo a história da geração de energia e a preservação do patrimônio histórico.
O projeto prevê que o museu seja inaugurado no primeiro semestre de 2026, integrando-se à Rota Caminhos da Zona da Mata Mineira, que conecta importantes cidades da região e fortalece a economia local. Além de sua importância histórica, a revitalização da Usina Maurício visa impulsionar o turismo sustentável, com trilhas ecológicas e atividades educacionais em sua Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), que preserva 327 hectares de Mata Atlântica e abriga espécies ameaçadas de extinção, como a onça-parda.
Além da preservação da reserva natural, o espaço vai oferecer um ambiente de visitação para fortalecer o turismo regional, com atividades educacionais, culturais e de lazer”, explicou Michelle de Almeida, coordenadora de Gestão de Sustentabilidade do Grupo Energisa.
A Casa da Memória de Leopoldina: Um Ponto de Encontro Cultural e Histórico
Outro projeto emblemático da Energisa para celebrar seus 120 anos é a transformação da atual Casa de Leitura Lya Maria Müller Botelho na Casa da Memória de Leopoldina. Localizada na cidade natal da empresa, a nova casa será um espaço cultural que unirá a história da região e o desenvolvimento cultural local. Com um projeto arquitetônico inspirado na casa do filme "E o Vento Levou" (1939), o local contará com biblioteca, cineclube, palco ao ar livre e jardins inspirados no paisagismo de Burle Marx.
A Casa da Memória de Leopoldina será um ponto de encontro para a população e os visitantes, permitindo imersão na rica história de Leopoldina, cidade que, ao longo dos anos, se consolidou como um polo cultural e turístico.
Além de preservar a história local, buscamos integrar cultura, meio ambiente e educação para transformar a cidade em um centro de referência para o turismo sustentável”, afirma Delânia Cavalcante, coordenadora de investimento social do Grupo Energisa.
Rota Caminhos da Zona da Mata Mineira: Conectando Cultura, História e Turismo Sustentável
A “Rota Caminhos da Zona da Mata” é uma iniciativa da Energisa em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Turismo. Ela conecta cidades como Cataguases, Leopoldina, Piacatuba e Itamarati de Minas, oferecendo aos turistas uma imersão completa na cultura local, nas belezas naturais e na história da eletrificação e da indústria no Brasil.
Em Cataguases, por exemplo, cidade que é berço do cineasta Humberto Mauro e um polo de arquitetura modernista, a visitação a pontos como o Memorial Humberto Mauro e o Polo Audiovisual de Cataguases oferece uma verdadeira viagem ao passado do cinema brasileiro, com a possibilidade de conhecer produções atuais que têm dado visibilidade à cidade. Já em Leopoldina, além dos projetos do Museu Parque Usina Maurício e da Casa da Memória, é possível explorar a cidade que, por sua vez, também abriga a Catedral de São Sebastião e o Museu Espaço dos Anjos, dedicado ao escritor Augusto dos Anjos.
O Legado da Energisa para o Futuro: Sustentabilidade e Desenvolvimento Regional
A Energisa não se limita a celebrar suas vitórias ao longo dos 120 anos de história, mas busca deixar um legado para as futuras gerações. Com investimentos em projetos culturais, educacionais e sustentáveis, a empresa contribui não apenas para o desenvolvimento do setor elétrico, mas também para a transformação social e econômica de Minas Gerais. A revitalização da Usina Maurício e da Casa da Memória de Leopoldina é um reflexo do compromisso da Energisa em preservar o passado enquanto constrói um futuro sustentável para as comunidades locais.
Ao investir em iniciativas como a Rota Caminhos da Zona da Mata e a revitalização desses importantes pontos históricos, a Energisa fortalece a economia criativa, gera emprego e promove o turismo sustentável, que é vital para o futuro da região”, conclui Delânia Cavalcante, destacando a importância de promover o crescimento local.
Com um olhar para o futuro e um profundo respeito pelo passado, a Energisa preserva a memória, a sustentabilidade e promove o turismo, oferecendo aos visitantes a oportunidade de conhecer, vivenciar e preservar a rica história da Zona da Mata Mineira.
Notícias mais lidas


27/02/25 - 4 minutos de leitura
Grupo Energisa Celebra 120 Anos com Evento Histórico em Cataguases Grupo Energisa Celebra 120 Anos com Evento Histórico em Cataguases