Energia consciente

Energia que transforma

22/03/23 - 4 minutos de leitura

Energia consciente

Grupo Energisa lança chamada pública para o Programa de Eficiência Energética

Energia consciente

Energia que transforma

22/03/23 - 4 minutos de leitura

Energia consciente

Grupo Energisa lança chamada pública para o Programa de Eficiência Energética

Compartilhar

No dia 4 de setembro, o Grupo Energisa abre consulta pública do Programa de Eficiência Energética (PEE), fomentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e que tem o intuito de difundir o uso eficiente da energia elétrica, por meio de projetos inovadores. A divulgação dos escolhidos das nove concessões da companhia acontecerá em fevereiro de 2024. Para tirar dúvidas dos proponentes, será organizada uma live nas redes sociais do Grupo Energisa no dia 12 de setembro.

– Todo ano, a Energisa faz uma chamada pública para a seleção de projetos a serem executados. Desta forma, conseguimos atender nossos clientes de forma simples e seguindo todos os critérios de avaliação e aplicação do recurso – explica Thiago Peres de Oliveira, coordenador de Eficiência Energética do Grupo Energisa.

PEE: economia que gera crescimento sustentável

Em 2023, o Grupo Energisa investiu R$ 23,6 milhões em 74 projetos selecionados em 9 nove estados do Brasil (Acre, Mato Grosso, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia, Paraná, São Paulo e Tocantins). A previsão de economia desses projetos é de mais de 27 mil MWh/ano, suficiente para abastecer uma cidade com 9 mil residências durante um mês.

O Programa beneficia clientes residenciais, hospitais, prefeituras, escolas, pequenos comércios, postos de saúde, sendo a maior parte dos projetos anualmente selecionados destinada ao segmento sem fins lucrativos. O foco da Energisa é principalmente a questão social.

A Energisa monitora todos os projetos executados e verifica a economia que foi alcançada. Com esses dados, produz-se um relatório apresentando a economia de cada cliente. Thiago explica:

– Em todo projeto que finalizamos, levamos a informação para quem está recebendo o benefício com uma entrega oficial, que marca a conclusão da obra. Então, em um hospital, por exemplo, convidamos toda a equipe e fazemos uma apresentação sobre o valor investido, o que foi feito, porque foi feito e como deve-se utilizar o que estamos entregando: com sustentabilidade e segurança.

Dessa forma, os clientes também passam a refletir e mudar hábitos e práticas, além de multiplicar a experiência, os resultados e a informação recebida.

No ano passado, a economia de energia obtida pelos Projetos de Eficiência Energética implementados pela Energisa foi de cerca de 38 mil MWh/ano. Saiba mais sobre alguns dos projetos realizados em 2022.

Um dos projetos, executados em 2022 e entregue este ano, foi na Câmara Municipal de Tupã, que recebeu a equipe da Energisa, além de representantes das outras seis entidades e instituições locais também beneficiadas pelo projeto. São elas: Casa dos Velhos, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Superintendência da Polícia Técnico Científica, Santa Casa de Tupã e o Paço Municipal da Prefeitura de Tupã. 

– Nosso município recebeu, em 2022, o investimento de R$ 1,5 milhão nestes projetos de eficiência energética. O mais importante é que esses recursos foram aplicados diretamente em entidades que necessitam reduzir seus custos. O resultado dessa economia, além de fazer bem ao meio ambiente, é mais serviços à população – resume o presidente da Câmara Municipal de Tupã/SP, vereador Marcos Gasparetto.

Cerimônia de entrega dos projetos de Eficiência Energética 2022, em Tupã/SP

– Sabemos os benefícios da eficiência energética, mas quando atinge esse público que vive de doações, é que vemos que vale a pena o trabalho que fazemos. É uma economia para a instituição, promovendo o crescimento, além de possibilitar a contratação de mais profissionais. Economia que gera também retorno para a população – conclui Thiago, emocionado com a solenidade.

Os projetos de eficiência energética executados pelo PEE mostram, há quase 23 anos, a importância e a viabilidade econômica de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos de energia, trazendo benefícios à população, com introdução de tecnologias ambientalmente sustentáveis e mudança de hábitos no uso da energia elétrica. Para além do foco na economia financeira, o PEE visa alcançar a sustentabilidade: conseguir preservar o meio ambiente, sem perder o conforto que a energia traz.

Para o futuro do PEE alguns desafios se apresentam. O primeiro deles é manter o montante de recursos disponibilizados para a eficiência energética. Outro desafio é conseguir levar a mensagem de que a eficiência energética é fundamental para a sustentabilidade e para redução da emissão de gases de efeito estufa (CO2). 

Desde a criação da área de sustentabilidade da Energisa, em 2020, o PEE vem se alinhando progressivamente à agenda ESG (Environmental, Social and Governance) do Grupo, e privilegia projetos de solução fotovoltaica.

– O PEE é um programa público importante, operado por nossas distribuidoras e que está alinhado aos nossos compromissos ESG. Isso porque proporciona a redução do desperdício de energia e, por consequência, a redução dos gases de efeito estufa associados a este consumo. Nosso propósito é ser protagonista da transformação energética conectando as pessoas e empresas a melhor solução de energia, construindo um mundo mais sustentável – explica a diretora de Gestão e Sustentabilidade da Energisa, Tatiana Feliciano.

Compartilhar

Últimas notícias