
11/09/23 - 5 minutos de leitura
Prevenção de acidentes com informação e acolhimento
Como a Energisa se relaciona com seus clientes para evitar acidentes no campo e na cidade

11/09/23 - 5 minutos de leitura
Prevenção de acidentes com informação e acolhimento
Como a Energisa se relaciona com seus clientes para evitar acidentes no campo e na cidade
Imagine uma cena comum em qualquer cidade do país: um fim de semana de sol com crianças soltando pipas no telhado e pessoas trabalhando numa pequena reforma em suas casas. São cenas tão comuns em meio ao cenário urbano de ruas, muros e postes que por vezes esquecemos dos riscos de atividades realizadas perto da rede elétrica.
Seja na cidade ou no campo, os desafios são muitos quando o assunto é segurança: das pipas à construção civil, passando pelo intenso trabalho da agricultura no campo, cada atividade necessita de cuidados e esforços diferentes da Energisa para garantir a segurança e o bem-estar de seus clientes:
Para a comunidade, a gente tem uma abordagem especial. Temos um programa corporativo em que levantamos os principais perigos de cada região e levamos para a área de comunicação. Com esse mapeamento, podemos agir localmente. Por exemplo, há unidades onde o agronegócio é muito forte, então o principal risco nestas localidades está na área rural. Já em outras, os maiores riscos vêm das pipas e da intervenção não autorizada na rede, que é aquele puxadinho que a pessoa faz na reforma da casa, avançando para a rede e correndo o risco de sofrer um acidente", explicou André Pereira, coordenador corporativo de segurança da Energisa.
É com esse acolhimento que a Energisa se aproxima de seus clientes. Além das palestras e da distribuição de panfletos informativos, a empresa realiza uma conexão ativa com a comunidade local. A relação com líderes comunitários é fundamental, pois são eles que podem espalhar essas informações com legitimidade para um número maior de pessoas.
Nas escolas, a Energisa tem se aproximado cada vez dos jovens estudantes de forma lúdica e criativa. O “CIPA nas escolas” leva para dentro da sala de aula conversas sobre questões de segurança em relação à rede elétrica e prevenção de acidentes. Além da ação direta nas escolas, a CIPA também vem criando material para o WhatsApp e o TikTok, como forma de aumentar o alcance e engajamento.
Outra ação de grande impacto é o Nossa Energia, um caminhão que percorre várias cidades do país com muita informação sobre energia elétrica, desde dicas de eficiência energética até orientações de segurança. Em Sergipe, houve até uma companhia de teatro encenando uma peça sobre prevenção de acidentes na rede elétrica.
Essas ações de segurança da Energisa têm sido bastante efetivas na redução do número de ocorrências com pipas, por exemplo. De janeiro a junho de 2023, foram 346 ocorrências ligadas a pipas, uma queda significativa diante das 537 ocorrências durante o mesmo período do ano passado. Além do risco de acidentes, essas ocorrências também podem causar a interrupção no fornecimento de energia da região, impactando a vida de milhares de pessoas.
Pipas, papagaios ou cafifas: não importa como você chame esse brinquedo, o importante é saber que não é proibido soltar pipa, mas as linhas cortantes, aquelas com cerol, são sim consideradas crime. Além de poderem cortar os fios, essas linhas também podem produzir choque letais:
A criança está no chão, por exemplo, empinando uma pipa. Ela acha que está a salvo porque está longe do fio. Só que muitos dos materiais utilizados nesse brinquedo podem se tornar condutores de energia quando em contato com a rede e esse tipo de acidente costuma ser muito grave. É desconhecimento mesmo. Por isso, a nossa abordagem tem que ser muito lúdica, muito acolhedora", conta André.
Mesmo quando a linha não é cortante, vale ficar atento às rabiolas e pipas que terminam emboladas na fiação. Se isso acontecer, nunca tente retirá-las por conta própria: chame a assistência técnica da Energisa para resolver esse problema.
As pipas não são o único risco para a rede e para seus usuários. Uma informação valiosa para a sua segurança é que os choques elétricos não acontecem somente quando tocamos, cortamos ou algo se enrosca nos fios. Dependendo da tensão da rede, um choque por indução pode acontecer até mesmo a um metro de distância. É aí que a construção civil corre muitos riscos. Ampliar uma casa, uma varanda ou laje perto da rede elétrica pode trazer riscos fatais, bem como instalar antenas ou alterar a rede sem autorização. Esse tipo de serviço só pode ser feito por pessoal especializado, usando todos os equipamentos de proteção.
Quando falamos sobre construção, é importante o cliente entender que a Energisa não está cerceando o seu direito, estamos protegendo a sua vida. É algo básico, mas as pessoas não entendem o risco que é a questão da energia. Não é preciso tocar no fio para levar um choque. A questão da indução mata muita gente. Quando se faz um puxadinho que chega muito próximo da rede elétrica ou quando se utiliza materiais metálicos que se aproximam dela, a determinada distância acontece a descarga por indução. No campo é ainda pior: com as linhas de alta tensão, caminhões ou implementos agrícolas, no momento do basculamento por exemplo, podem expor seus ocupantes a risco grave de morte por indução", alerta André.
Com todo esse arsenal de informações e esse novo vocabulário, podemos nos proteger de acidentes simples, mas que podem ser fatais. Por tanto, se você precisa ampliar a sua casa, fazer alterações na rede ou até mesmo retirar uma pipa embolada em um fio, não deixe de contatar a Energisa através de seus canais de comunicação com o cliente. Pelo aplicativo, pelo telefone ou nas lojas físicas, seja no campo ou na cidade, um chamado é sempre atendido em um prazo entre 24h e 48h. Conte sempre com a Energisa para receber todo o apoio que você precisa para executar com segurança qualquer tarefa próxima a uma rede elétrica.
Notícias mais lidas

27/09/24 - 4 minutos de leitura
Seca e altas temperaturas devem continuar na primavera Seca e altas temperaturas devem continuar na primavera

15/01/25 - 5 minutos de leitura
Energisa ilumina o verão com cultura e tecnologia Energisa ilumina o verão com cultura e tecnologia
07/01/25 - 2 minutos de leitura
Energisa reforça abastecimento de energia limpa na Amazônia Energisa reforça abastecimento de energia limpa na Amazônia