Torres de transmissão

Energia que transforma

12/04/24 - 2 minutos de leitura

Nova linha de transmissão da Energisa fortalece energia limpa no Nordeste

Grupo Energisa adquire lote estratégico no último leilão de transmissão da ANEEL

Torres de transmissão

Energia que transforma

12/04/24 - 2 minutos de leitura

Nova linha de transmissão da Energisa fortalece energia limpa no Nordeste

Grupo Energisa adquire lote estratégico no último leilão de transmissão da ANEEL

Compartilhar

O Grupo Energisa acaba de acrescentar ao seu portfólio sua 13ª concessão de transmissão de energia, com 2 linhas localizadas nos estados do Maranhão e Piauí. A aquisição se deu no Leilão de Transmissão 01/2024 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), realizado na última quinta-feira (28/3). A previsão é que os novos empreendimentos entrem em operação em junho de 2030.

Consideramos o resultado do leilão muito positivo para o Grupo. Entendemos que essa foi uma oportunidade para alavancar ainda mais nosso setor de transmissão, seguindo o movimento que nos fez crescer quase 10 vezes em pouco mais de seis anos. Os lotes que arrematamos hoje chegam para somar na capacidade da Companhia e estão em linha com um dos nossos maiores objetivos, que é democratizar o acesso à energia de qualidade e protagonizar a transformação energética no país, tendo em vista que o empreendimento é importante para o escoamento de energia limpa”, ressalta Gabriel Mussi, diretor-presidente de Geração e Transmissão de Energia.

Foto do leilão realizado na Bolsa de Valores

Atualmente, o Nordeste é responsável por 83% da energia eólica e solar produzida no Brasil e concentra a maioria dos projetos em fase de desenvolvimento. A construção da nova linha de transmissão amplia as possibilidades de conexão com novos empreendimentos de geração e atende ao crescimento da demanda local.

Uma característica das indústrias renováveis é que não há armazenamento do sol e do vento. A energia solar só é gerada durante o dia, enquanto o vento é mais incidente à noite em muitas regiões no Brasil. Então as redes de transmissão se fazem necessárias para dar maleabilidade e confiança ao sistema elétrico: se há muito sol, despacha-se o máximo de energia da usina solar; quando começa a anoitecer, com o sol caindo, despacha-se o máximo da eólica com o vento soprando. 

Com esta aquisição, o Grupo Energisa reforça seu compromisso em melhorar a infraestrutura do setor elétrico no país, levando mais confiabilidade para o fornecimento aos consumidores, além de contribuir para o processo de descarbonização da matriz energética brasileira.

Mapa das linhas de transmissão da Energisa



 

Compartilhar

Últimas notícias