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24/03/22 - 2 minutos de leitura
Investimentos da Energisa em Guajará-Mirim alcançarão R$ 32 milhões até dezembro
Recursos proporcionaram modernização do sistema e energia limpa e de qualidade
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24/03/22 - 2 minutos de leitura
Investimentos da Energisa em Guajará-Mirim alcançarão R$ 32 milhões até dezembro
Recursos proporcionaram modernização do sistema e energia limpa e de qualidade
Até o fim de 2022, o município de Guajará-Mirim terá recebido R$ 32 milhões em investimentos da Energisa para novas ligações, expansão e modernização da rede elétrica. Os investimentos começaram em outubro de 2018, quando a empresa assumiu a concessão. Só este ano, serão R$ 13 milhões. As iniciativas já passaram por várias fases, de ações emergenciais a grandes obras de infraestrutura, passando por projetos para ampliar o acesso à energia e melhorar a experiência do cliente.
Segundo André Theobald, diretor presidente da concessionária, os primeiros três anos foram focados na transformação da infraestrutura energética, para melhorar a qualidade e a confiabilidade no sistema. “Os projetos de 2022 serão uma nova fase para resolver problemas históricos e ampliar a oferta de energia”, afirma, frisando que, em todo estado, serão R$ 742 milhões, metade dos quais destinados à expansão e novas ligações.
Manutenção preventiva
Uma das principais frentes de atuação da Energisa são as manutenções preventivas, também chamadas de desligamentos programados porque parte dos serviços, como podas e trocas de equipamentos, por segurança, precisam ser feitos com a rede desligada.
Em 2021, foram 241 manutenções preventivas foram realizadas em Guajará-Mirim que resultaram na melhoria de 42% da qualidade de energia, comparando os indicadores de 2021 com 2019. Os índices estão dentro das metal da Aneel, órgão regulador do setor, que estabelece parâmetros de qualidade.
O diretor frisa que episódios de falta de energia podem ocorrer, provocadas por fatores climáticos, acidentes de trânsito e até intervenções indevidas na rede. A modernização do sistema, o aumento no número das equipes e as manutenções preventivas contribuem para que o fornecimento seja retomado no menor tempo possível, atingindo o menor número de clientes.
“Nas áreas urbanas, onde há grandes concentrações de clientes, tecnologia e automatização das redes possibilita que façamos manobras para reduzir o impacto das ocorrências. Mas para o interior, o acesso as localidades ainda é um desafio, mas aumentamos o número de equipes, temos uma frota mais adequada para a realidade do nosso estado”, explica.
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