
09/02/23 - 5 minutos de leitura
Da agricultura familiar a rede de supermercados, a energia faz a diferença
A ampliação do fornecimento de energia e os investimentos na qualidade da distribuição vêm mudando a região de Ribas do Rio Pardo

09/02/23 - 5 minutos de leitura
Da agricultura familiar a rede de supermercados, a energia faz a diferença
A ampliação do fornecimento de energia e os investimentos na qualidade da distribuição vêm mudando a região de Ribas do Rio Pardo
Em Mato Grosso do Sul, a 102 km da capital Campo Grande, está Ribas do Rio Pardo. Com cerca de 20 mil habitantes, o pacato município é pequeno em tamanho, mas não na força para crescer e produzir. É lá que uma grande fábrica da Suzano se instalou graças aos investimentos da Energisa para ampliar a linha de fornecimento de energia.
A expansão dessa malha energética, com o investimento de mais de R$ 38 milhões – incluindo a construção e reforma de 25 km de rede e a instalação de 10 novos equipamentos na distribuição de energia – trazem benefícios para cerca de 7,9 mil unidades consumidoras ou cerca de 25 mil habitantes. Com isso, além de atender a essa indústria de grande porte, a Energisa traz melhorias na qualidade da energia distribuída também para o pequeno produtor rural e o comércio local.

Na região de Ribas do Rio Pardo, podemos encontrar uma série de loteamentos onde prospera a agricultura familiar. A história de Miguel Emiliano de Jesus e sua família é um bom exemplo de como a atuação da Energisa pode transformar vidas.
Miguel e sua esposa vieram de Assis, interior de São Paulo, com o mesmo sonho de muitos brasileiros, ter um pedacinho de terra para plantar. Chegando em Ribas Miguel trabalhou em uma madeireira, mas passou por momentos de muita dificuldade. Um acidente de trabalho fez com que ele ficasse 3 anos acamado. Sua esposa, Jucilene Farias, era quem trabalhava para manter a casa.
– Foi um dos períodos mais difíceis da minha vida, mas não podíamos desistir – conta Miguel.
Após a sua recuperação, uma nova oportunidade surgiu: um lote para agricultura familiar financiado em 15 anos. O início não foi fácil. Ainda sem energia elétrica e plantando apenas quiabo e mandioca, a família não conseguia escoar a produção para os supermercados e restaurantes locais, tendo que sair de moto para vender seus produtos de porta em porta. Além disso, a irrigação só podia ser feita por bombas a diesel, com um custo elevado, além de bastante poluentes.
A chegada da luz elétrica, trazida pela Energisa, mudou a vida da família e mostrou como a infraestrutura e uma cadeia de produção interligadas fazem toda a diferença. A primeira lembrança que Miguel traz da chegada da energia elétrica foi a ligação da bomba de água no poço artesiano do terreno.
– Ligamos a bomba conectada ao poço. Quando a água começou a jorrar, foi uma alegria danada – conta o agricultor.

A luz trazida pela Energisa possibilitou a Miguel trabalhar a irrigação tanto por aspersores como por gotejamento, diversificando a produção ao ar livre e em estufas. Hoje, ele, a esposa e o filho cuidam dos 6 hectares de terra e ainda têm o conforto de uma casa com chuveiro, televisão, geladeira e a internet, fundamental para nossa conversa com o produtor.
Os investimentos na linha de fornecimento de energia para a instalação da fábrica da Suzano trouxeram inúmeras vantagens para Miguel. Foi possível aumentar a produção de hortaliças e ganhar o certificado de produtor orgânico. Com isso, a família vende os alimentos para restaurantes, lojas especializadas em produtos orgânicos e a rede de Supermercados Costa, que hoje é sua grande parceira. Miguel acredita no desenvolvimento da região e pretende ampliar e diversificar a produção:
– Esse ano vamos erguer mais 2 estufas, estamos crescendo!

A rede de Supermercados Costa, que recebe as hortaliças de Miguel, abriu suas portas e cresceu por conta do desenvolvimento energético da região. Quem conta essa história é o supervisor Dirceu Afonso dos Santos, que trabalha nas quatro unidades do supermercado. Antes de tudo, ele valoriza a agricultura local, em especial a familiar, comprando produtos, como os de Miguel, que chegam de perto e fresquinhos todos os dias.
– Não é fácil plantar aqui na região. É preciso encontrar a terra boa, então valorizamos quem diversifica a produção e consegue nos entregar produtos de qualidade – conta Dirceu.
A ajuda da Energisa foi importante para manter a excelência no funcionamento das quatro lojas dos Supermercados Costa. Dirceu conta que tudo se transformou no último ano e que nem mesmo existem mais os picos de luz, antes comuns. Segundo ele, o maior problema da cidade era a energia elétrica.
– O pessoal brincava dizendo que, se um cachorro fazia xixi no poste, acabava a energia na cidade. Hoje tudo mudou. Estamos no céu! – vibra Dirceu.
A última loja do supermercado foi inaugurada em outubro. Tudo havia sido planejado, produtos comprados e divulgação feita. Mas na hora de ligar o sistema de refrigeração, a energia não deu conta. Como a loja ficava no final da linha, faltava força para que a energia chegasse com a potência necessária para todos os equipamentos. Com a experiência que já tinha tido com as lojas anteriores, o supervisor não acreditava que pudesse inaugurar antes do final do ano, mas a Energisa resolveu o problema em tempo recorde. A loja abriu na data marcada, sem a perda de nenhum produto e nenhum prejuízo para os comerciantes e consumidores.

– Mesmo com as chuvas que castigaram o estado, a Energisa conseguiu fazer o estudo e executar a ampliação da potência da energia em menos de uma semana. Foi impressionante! – conta Dirceu, aliviado.
A construção da nova subestação mudou a vida de todo o comércio na cidade. Antes de contar com uma rede energética de mais qualidade, muitos comerciantes lançavam mão de geradores a diesel para dar conta das constantes faltas de luz. Já nos últimos meses, não há mais esse problema na cidade.
– Não me lembro a última vez que ligamos o gerador. Ele continua a postos para alguma eventualidade, mas não tem sido usado, o que é ótimo para nós – relata Dirceu.
Recebendo mais energia e de melhor qualidade, Ribas do Rio Pardo cresce a olhos vistos. Conectando a rede de distribuição energética com a cadeia produtiva local, vai se criando um polo para o desenvolvimento da agricultura, da indústria e do comércio. A cidade e toda a região vão vivendo tempos de mais esperança e crescimento, graças à força do seu povo e aos investimentos da Energisa.

Notícias mais lidas

27/09/24 - 4 minutos de leitura
Seca e altas temperaturas devem continuar na primavera Seca e altas temperaturas devem continuar na primavera

15/01/25 - 5 minutos de leitura
Energisa ilumina o verão com cultura e tecnologia Energisa ilumina o verão com cultura e tecnologia
07/01/25 - 2 minutos de leitura
Energisa reforça abastecimento de energia limpa na Amazônia Energisa reforça abastecimento de energia limpa na Amazônia