Equipamentos modernos permitem a manutenção remota da rede e o reestabelecimento da energia no menor tempo possível, até quando um raio atinge um transformador 

Energia que transforma

15/12/20 - 2 minutos de leitura

Com tecnologia e automação, Energisa reduz as quedas de energia em Ariquemes

Equipamentos modernos permitem a manutenção remota da rede e o reestabelecimento da energia no menor tempo possível, até quando um raio atinge um transformador 

Equipamentos modernos permitem a manutenção remota da rede e o reestabelecimento da energia no menor tempo possível, até quando um raio atinge um transformador 

Energia que transforma

15/12/20 - 2 minutos de leitura

Com tecnologia e automação, Energisa reduz as quedas de energia em Ariquemes

Equipamentos modernos permitem a manutenção remota da rede e o reestabelecimento da energia no menor tempo possível, até quando um raio atinge um transformador 

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Ariquemes é uma das cidades de Rondônia que, antes da chegada da Energisa, enfrentava problemas no fornecimento de energia elétrica. Nos últimos dois anos, porém, a cidade tem visto sua realidade mudar com os investimentos da concessionária. Mais de R$ 17 milhões foram aplicados na construção de um novo linhão entre a subestação de Bom Futuro e o centro do município e em obras de manutenção.

Além da ampliação da infraestrutura, outra parte importante dos investimentos foi destinada para a instalação de equipamentos de automação. Com eles, é possível operar a rede de forma remota, o que melhora significativamente a oferta e a qualidade da energia na região. Um exemplo que elucida bem isso é quando a rede é afetada por raios. Antes, uma equipe precisava se dirigir até o local para religar o sistema, mas, com os equipamentos de automação, tudo pode ser resolvido remotamente, em segundos.

 “Os religadores e outros equipamentos de automação facilitam manobras para levar eletricidade de um ponto para outro”, explica Alfredo João de Brito, gerente de manutenção da Energisa. Brito ainda destaca que a Energisa intensificou a limpeza das áreas por onde passa a rede, diminuindo a quantidade de galhos que são arremessados contra os cabos durante as tempestades. 

Os esforços e os investimentos se refletem na melhoria da qualidade do serviço e nos indicadores reportados para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A Frequência Equivalente de Interrupção por Consumidor (FEC) e a Duração Equivalente de Interrupção por Consumidor (DEC), utilizados para medir quanto tempo os clientes ficam sem energia, foram reduzidos em mais de 20% até novembro deste ano, na comparação com 2019.Para o diretor presidente da Energisa, André Theobald, o acompanhamento que a empresa faz em todas as regiões, seja nos municípios maiores ou nas pequenas comunidades ribeirinhas, mostra o compromisso da concessionária com a população. “Já investimos mais de R$ 1 bilhão em Rondônia. Nossas obras são planejadas para garantir que essa melhoria seja percebida por todos e apoie o desenvolvimento local”, afirma.

 

 

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