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08/10/20 - 2 minutos de leitura
Investimentos garantem energia em época de chuvas
Investimentos e aumento das equipes ajudam, mas severidade dos eventos climáticos e clientes isolados são desafios para a Energisa.
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08/10/20 - 2 minutos de leitura
Investimentos garantem energia em época de chuvas
Investimentos e aumento das equipes ajudam, mas severidade dos eventos climáticos e clientes isolados são desafios para a Energisa.
As fortes chuvas que começaram a cair no estado desde o fim de agosto são desafiadoras para o poder público e para empresas de serviço, como a Energisa. Os investimentos de quase R$ 1 bilhão realizados nos últimos dois anos, porém, têm mostrado resultado. Em média, apesar da severidade das chuvas e dos fortes ventos, capazes de arremessar árvores e telhas sobre as redes, inclusive a grandes distâncias, cerca de 50% dos clientes que sofrem algum tipo de interrupção são religados de forma remota instantaneamente graças a instalação equipamentos de automação pela distribuidora. Em alguns episódios, como a chuva que caiu no domingo, 4 de outubro, em Rolim de Moura, esse índice alcança até 80%.
Os investimentos em reforço das equipes também têm ajudado. No fim de agosto, a Energisa mobilizou mais de 300 equipes para atender um episódio na região de Porto Velho. Mais de 200 equipes, incluindo o gerente de manutenção, Alfredo Brito, foram deslocados para as localidades de Vilhena, Rolim de Moura e São Miguel, para atuar na contingência provocada pelas fortes chuvas e ventos de mais de 80 quilômetros que castigaram a região neste começo de outubro.
“Quando assumimos a concessão, em outubro de 2018, a empresa contava com menos de 200 equipes em todo o estado. Mais que dobramos nosso efetivo de campo e, nesses momentos, contamos também com o apoio de outras áreas da empresa, com deslocamento de equipes de manutenção leve para reforçar o atendimento”, explica o diretor técnico, Fabrício Sampaio.
O diretor explica, porém, que a configuração da rede de energia no estado apresenta complicadores adicionais. É o caso da grande quantidade de clientes isolados, ou seja, clientes individuais que estão a grandes distâncias, em áreas que oferecem dificuldades para o deslocamento das equipes. Nas áreas rurais, o acesso é ainda mais difícil. Muitas vezes, estradas e pontes também ficam danificadas nas chuvas.
“De forma geral, passadas algumas horas da chuva, prevalecem clientes com esse perfil para serem atendidos. Se a chuva para, conseguimos deslocar as equipes e fazer os atendimentos. Quando a chuva se repete por vários dias, como tem acontecido, novas ocorrências aparecem e, mesmo que a energia seja restabelecida para muitos desses clientes, é comum que apareçam outros problemas”, explica, lembrando que muitos desses atendimentos exigem o deslocamento de postes e outros materiais por dentro de florestas, rios etc.
Veja imagens dos estragos causados pela chuva do começo de outubro na Região Sul nesse álbum.
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