
08/10/20 - 3 minutos de leitura
Com obras e capacitação, Energisa melhora indicadores de qualidade em RO
Agosto registrou o menor número de interrupções de energia em seis anos. Média de ocorrências caíram de 35 para 21 desde 2015

08/10/20 - 3 minutos de leitura
Com obras e capacitação, Energisa melhora indicadores de qualidade em RO
Agosto registrou o menor número de interrupções de energia em seis anos. Média de ocorrências caíram de 35 para 21 desde 2015
Os investimentos da Energisa em obras de melhorias e na capacitação das equipes de campo estão dando resultados. Em agosto, Rondônia registrou o menor índice de falta de energia dos últimos seis anos. Os clientes ficaram sem luz por apenas 2 horas, considerando todo o Estado. O mês costuma registrar um número elevado de ocorrências de falta de energia, em virtude de descargas atmosféricas, chuvas, ventos e queimadas.
A qualidade da energia em Rondônia vem melhorando continuamente. Também em agosto, a quantidade média de interrupções, considerando cada unidade consumidora, foi de 21,89, em 12 meses. Em novembro de 2015, o mesmo indicador registrava uma média de 35,77 interrupções. A duração das ocorrências de falta de luz também caiu, no mesmo período, de 48,45 horas, no acumulado de 12 meses, para 44,07.
“Rondônia vinha de um longo período de subinvestimento e não possuía registros abrangentes das ocorrências. Só em 2019, depois que assumimos a concessão, a empresa passou a contar com um Centro de Operações Integrado (COI), que enxerga toda a rede do estado e de forma mais eficiente”, afirma Carlos Alexandre Oliveira, gerente do Departamento de Operações da Energisa Rondônia. “Estamos trabalhando para melhorar a rede, a qualidade e nossos controles. Temos reuniões diárias de monitoramento e metas agressivas de melhoria dos indicadores.”
Para melhorar a qualidade do serviço, a Energisa investe em obras e na capacitação dos colaboradores. “Fizemos um levantamento de grande parte dos cabos, transformadores e outros equipamentos que estavam obsoletos e estamos substituindo por novos. Adequamos a rede para distribuir a energia de acordo com a necessidade de cada região, considerando os critérios técnicos”, afirma Oliveira.
Desde que chegou a Rondônia, a Energisa já promoveu 200 mil horas de treinamento para seus colaboradores próprios e terceiros. Em média, cada um dos cerca de 4 mil profissionais que atuam para a empresa passou por mais de 50 horas de cursos.


Queimadas afetam fornecimento de energia
Em agosto, Rondônia registrou 3.087 focos ativos de calor segundo dados coletados pelo satélite de referência do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A maior parte dos incêndios é provocada por pessoas. Alguns desses casos ocorreram próximo à rede elétrica, ocasionando três ocorrências de falta de energia em Cerejeiras, Cabixi, Alta Floresta e parte de Porto Velho. Mais de 30 mil clientes foram afetados.
"As queimadas próximas à rede elétrica podem provocar o desligamento de energia. Mesmo sem atingir a rede, elas podem colocar em risco a distribuição de energia, já que não é necessário que as chamas encostem nos cabos para provocar curtos-circuitos nas linhas de energia, pois o calor das queimadas pode provocar o rompimento de cabos e danos aos equipamentos, prejudicando o fornecimento”, afirma Oliveira.
Os focos de queimadas devem ser denunciados às secretarias municipais de meio ambiente do município e ao Corpo de Bombeiros. Se for próximo às redes elétricas, notifique também a Energisa Rondônia pelo telefone 0800 647 0120 (ligação gratuita).
Notícias mais lidas

27/09/24 - 4 minutos de leitura
Seca e altas temperaturas devem continuar na primavera Seca e altas temperaturas devem continuar na primavera

15/01/25 - 5 minutos de leitura
Energisa ilumina o verão com cultura e tecnologia Energisa ilumina o verão com cultura e tecnologia
07/01/25 - 2 minutos de leitura
Energisa reforça abastecimento de energia limpa na Amazônia Energisa reforça abastecimento de energia limpa na Amazônia