
03/09/21 - 4 minutos de leitura
Calor extremo e seca causam impacto no consumo de energia em Mato Grosso
Energisa intensifica orientações sobre consumo consciente e alerta sobre variação de consumo

03/09/21 - 4 minutos de leitura
Calor extremo e seca causam impacto no consumo de energia em Mato Grosso
Energisa intensifica orientações sobre consumo consciente e alerta sobre variação de consumo
Cuiabá bateu nesta semana, o recorde de calor em 2021 por dois dias consecutivos, com os termômetros marcando 41°C, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). E a previsão é que as máximas continuem altas, assim como o tempo seco em Mato Grosso. De acordo com o Inmet, o estado registrou no último trimestre, temperatura até três graus maior do que a média histórica para o estado no período. Além disso, entre agosto, setembro e outubro, as temperaturas devem ficar até 1,5 grau acima da média para o período.
Especialistas apontam que o clima extremo vai ter impacto nas contas de energia e que os consumidores precisam ficar atentos aos hábitos para economizar. “Em um dia em que a temperatura esteja em 25° celsius, com poucos minutos de funcionamento a plena carga, o aparelho de ar-condicionado baixará a temperatura para os 23° celsius pretendidos. Mas se o ambiente estiver muito mais quente, como 30° celsius, o aparelho terá que operar a plena carga por muito mais tempo para baixar e manter a temperatura no nível desejado. Ou seja, maior impacto na conta de luz”, comenta o presidente do Instituto Acende Brasil, Claudio Sales.
Imagine então em uma situação extrema, como em Mato Grosso. Por exemplo, uma família que continua usando o mesmo equipamento pela mesma quantidade de horas nos dias quentes e frios, pode ter um impacto nas contas de até 78% no mês já somando os impostos - principalmente com o uso em excesso de aparelhos como ventilador, ar-condicionado e umidificador.
“Nós estamos preocupados com os nossos clientes e com os impactos que o calor e a seca podem ter. Por isso vale o alerta sobre as variações de consumo e o consumo consciente”, destacou Murilo Marigo, gerente de Serviços Comerciais da Energisa em Mato Grosso.
Marigo explica que isso acontece porque o mesmo equipamento, dependendo da temperatura, trabalha de uma forma diferente para continuar mantendo o desempenho. Ou seja, em dias mais quentes, eles precisam de mais energia, o que aumenta o consumo de quilowatts por hora. É o caso da geladeira, que precisa trabalhar bem mais para manter alimentos na temperatura ideal.

Então, como economizar?
Antes de pensar na economia, é necessário que o cliente entenda a sua conta. É preciso compreender que o valor pago é uma junção de consumo de energia, tarifas e impostos. E, quanto maior é o consumo, maior é o imposto.
Outro ponto importante é identificar a bandeira tarifária vigente. Quando a bandeira está verde, significa que as hidrelétricas estão cheias e suprindo todas as demandas. No caso das bandeiras amarelas e vermelhas, elas são utilizadas em períodos de seca. É a situação atual, com bandeira vermelha patamar dois.
E o que fazer para suavizar o custo? Mudar hábitos! Veja algumas dicas da Energisa:
Ar-condicionado
- Não deixe portas e janelas abertas com o equipamento ligado.
- Mantenha os filtros limpos.
- Diminua ao máximo o tempo de utilização do aparelho.
- Coloque cortinas nas janelas que recebem sol direto.
- Se possível, priorize a posição de 23ºC.
Ventilador
- Deixe ligado apenas quando alguém estiver usando. Deixar o ventilador ligado com antecedência para tentar refrescar um ambiente, não funciona, ele apenas desperdiça energia.
Geladeira
- Evite deixar a porta aberta.
- Regule a temperatura interna de acordo com o manual de instruções.
- Não coloque alimentos quentes dentro do equipamento.
- Deixe espaço para ventilação na parte de trás da geladeira.
- Não forre as prateleiras.
- Descongele a geladeira e verifique as borrachas de vedação regularmente.
Ferro de passar
- Junte as roupas para passar de uma só vez.
- Separe as roupas por tipo e comece pelas que exigem menor temperatura.
- Nunca deixe o ferro ligado enquanto realiza outra atividade.
Aparelhos em stand-by
- Retire da tomada quando possível ou durante longas ausências.
Chuveiro
- Priorize a posição “Verão”.
Iluminação
- Utilize iluminação natural ou lâmpadas econômicas, como as de LED e apague a luz ao sair de um cômodo. Uma sugestão é pintar o ambiente com cores claras. Em Mato Grosso, você pode trocar lâmpadas incandescentes e fluorescentes de graça pelas de LED. Para mais informações acesse o site energisajuntos.com.br/Matogrosso.
Notícias mais lidas

27/09/24 - 4 minutos de leitura
Seca e altas temperaturas devem continuar na primavera Seca e altas temperaturas devem continuar na primavera

15/01/25 - 5 minutos de leitura
Energisa ilumina o verão com cultura e tecnologia Energisa ilumina o verão com cultura e tecnologia