
26/12/22 - 2 minutos de leitura
Tarifa Social: cadastro automático amplia acesso e benefício atinge mais de 2 milhões de pessoas em 2022
Desconto na tarifa de energia elétrica pode chegar a 100% para indígenas e quilombolas. O número de beneficiados passa de 14 milhões.

26/12/22 - 2 minutos de leitura
Tarifa Social: cadastro automático amplia acesso e benefício atinge mais de 2 milhões de pessoas em 2022
Desconto na tarifa de energia elétrica pode chegar a 100% para indígenas e quilombolas. O número de beneficiados passa de 14 milhões.
Mais de 2 milhões de pessoas em todo o país passaram a ter acesso à tarifa social desde janeiro de 2022, quando começou o cadastro automático para o recebimento do benefício, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Na Energisa, o número de clientes que conquistaram o desconto aumentou 8,2% no segundo trimestre em relação ao mesmo período de 2021.
O incremento é mais que o dobro dos novos clientes residenciais – reflexo das medidas de cadastramento automático da população e do maior empenho na divulgação do programa pelas distribuidoras do Grupo.
Em Mato Grosso, por exemplo, são mais de 549 mil pessoas inscritas atualmente no CadÚnico. Além disso, há mais de 10.500 famílias, entre quilombolas e indígenas, que podem ter acesso ao desconto de 100%, segundo a analista de desenvolvimento social da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC), Eva Anete Nogueira Domingos.
– A Energisa Mato Grosso tem hoje cerca de 180 mil famílias cadastradas na tarifa social. E a integração com a SETASC nos ajuda a conversar melhor com as prefeituras para esclarecer dúvidas e aumentar a base de pessoas apoiadas pelo benefício – destacou Murilo Marigo, gerente de serviços comerciais da Energisa MT.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aponta que mais de 14 milhões de famílias, que têm direito e estão inscritas no Cadastro Único não receberam o desconto na conta de luz. Segundo a ANEEL, isso acontece por diversos motivos, mas o principal é a conta de energia não estar no nome de alguém da família inscrita no CadÚnico. É importante também manter o endereço atualizado no CadÚnico, para que o benefício chegue ao local certo.
A Energisa já adota o procedimento de cadastro automático desde 2019, no entanto, mantém proativa a procura por 1,1 milhão de famílias aptas a usufruir do benefício nas 11 concessionárias do grupo em todas as regiões do Brasil. A comunicação chega por meio de cartas, SMS e divulgação em eventos, com o objetivo de privilegiar pessoas que estão inseridas nas condições para recebimento da Tarifa Social, mas que desconhecem o direito ou possuem dificuldades em solicitar o benefício.
Trata-se de um alívio importante para as famílias mais vulneráveis que, desde 2020, com o início da pandemia e a crise hídrica de 2021, passaram a ter maior dificuldade para pagar as contas de energia: 39,4% das famílias de baixa renda do país atrasaram a fatura de energia elétrica por pelo menos um mês nesse período.
Confira o vídeo a seguir e fique atento às dicas da Aneel sobre como obter o benefício.
Notícias mais lidas

27/09/24 - 4 minutos de leitura
Seca e altas temperaturas devem continuar na primavera Seca e altas temperaturas devem continuar na primavera

15/01/25 - 5 minutos de leitura
Energisa ilumina o verão com cultura e tecnologia Energisa ilumina o verão com cultura e tecnologia